sábado, 24 de julho de 2010

SOS Rabo de Peixe - Porto irá ser ampliado


Porto de Rabo de Peixe vai ser ampliado

O Governo regional vai amanhã a Rabo de Peixe discutir com os pescadores locais o estudo prévio de ampliação do porto de pesca, um projecto que deverá ficar concluído ainda durante este ano.
A garantia foi dada pelo próprio Presidente do Governo regional,depois da reunião do Conselho de Governo com o executivo camarário da Ribeira Grande. Carlos César reconheceu que, na altura, as obras feitas foram as "necessárias e adequadas", mas que volvida menos de uma década e depois de 9 milhões de euros de investimento, aquela infraestrutura portuária da costa norte da Ilha de São Miguel, apresenta alguns constrngimentos.
A ondulação na bacia do porto, a pequenez do cais de acostagem, a lota e a zona de parquemaneto das embarcações e o reforço do actual molhe de protecção, são aspectos que o executivo quer corrigir em nome de uma maior eficácia do porto.
No final da reunião entre Governo e autarquia, Carlos César anunciou ainda para Agosto o lançamento do concurso para a construção da nova Escola Básica e Integrada Gaspar Fructuoso, que receberá 1500 alunos, permitindo o "desanuviamento" da actual Secundária da Ribeira Grande, e cujo investimento rondará os 14,5 milhões de euros.
O Presidente da Câmara da Ribeira Grande ficou satisfeito com os anuncios do Governo e, na ocasião, ressalvou a importãncia da linha de crédito disponibilizada pelo executivo para poder pagar, a tempo e horas, aos fornecedores.
Esta foi a segunda reunião do executivo com as autarquias. Depois da Lagoa e Ribeira Grande, seguem-se reuniões com os dois concelhos da Terceira , Angra do heorismo e Praia da Vitória , e com a Câmara da Horta, sendo que o executivo garantiu já que também reunirá com os restantes 4 municípios de São Miguel.
Carmo Rodeia




Está na hora dos clubes, associações, surfistas e bodyboarders açorianos partirem para a acção. Podem colaborar, enviando um email para a presidência do governo (governoregional@azores.gov.pt), solicitando uma explicação sobre esta ampliação do porto de Rabo de Peixe e se a mesma irá inviabilizar a práctica de desportos de ondas a dezenas de surfistas e bodyboarders de todo o mundo que, durante todo o ano se dirigem àquele local. Não fiques a dormir, passa já à acção. O Wave Riders Açores já começou a dar o seu contributo, com a criação do sinal SOS Rabo de Peixe, que poderá ser util para para fazer autocolantes, posters, cartazes, colocar em sites e blogues ou para qualquer outra coisa que alerte para evitar a "morte" definitiva do que resta de uma das melhores ondas de São Miguel.


"If we dont take action now we settle for nothing later"

12 comentários:

  1. Parece-me a nova obra deverá por um lado e, principalmente, garantir a segurança das embarcações de pesca, já que se trata da principal actividade económica da vila de Rabo de Peixe.

    Complementarmente, que se tenha como objectivo um estudo da dinâmica litoral no sentido de a obra permitir a criação de zonas de rebentação, controlando a energia das ondas, satisfazendo e implementando também a prática desportiva.

    Acredito que se poderá fazer a obra, trazendo melhorias às ondas que se pretendem proteger.

    Apoie-se a obra, mas exijam-se garantias e condições para continuidade dos desportos de ondas no local.

    Boas Ondas

    ResponderEliminar
  2. Se esta obra for para a frente acabou o surf em Rabo de Peixe! ou é uma coisa ou é outra infelizmente.
    Não se pode apoiar uma obra que vem colmatar um erro! Aquele porto nunca devia ter sido construído da maneira que foi, os próprios pescadores não o criam assim.
    Deve-se apoiar obras que sejam sustentadas em bem planeadas!


    SOS Rabo de Peixe!

    Se for para fazer barulho estou cá!


    Abraço e boas ondas,

    triki

    ResponderEliminar
  3. ...assistí com desespero à destruição da onda original da R.Quente, assisti com grande tristeza à onda original de R. Peixa, assisti com pena ao fim das originais Direitas da Piscina na R. Granda...e infeizmente ainda vou a tempo de ver o mítico pico do "gato" em R. peixe ir á vida.

    ...infelizmente ondas, localizadas em zonas onde existem interesses relevantes para a economia local, estão sempre sujeitas a estas ameaças...

    ...tenho a esperança que essa obra não se realize...mas em todo caso é preciso mt cuidado como se vai defender este caso...

    ...uma coisa é certa, as imagens que guardo em mim de surfadas memoráveis nestas duas ondas de R. Peixe...ninguém as pode tirar...quem viu...viu.

    ResponderEliminar
  4. Pois Luís, também eu assisti a tudo isso e também cheguei a ter o prazer de surfar Rabo de Peixe com uns tubos clássicos, que me ficarão na memória para sempre! O pico do Gato não tem a excelencia da onda antiga mas mesmo assim tem proporcionado sessões memoráveis a quem tem lá surfado. Agora, enquanto é tempo, temos que fazer um lobby pelas ondas que vão continuar ainda a partir em Rabo de Peixe, envolver as revistas e meios de comunicação da especialidade para ver se conseguimos uma solução que permita a prática piscatória e a práctica dos desportos de ondas. Abraço e estamos todos juntos nesta luta, porque as ondas estarão lá para todos os que lá forem!

    ResponderEliminar
  5. o Luis disse tudo :)
    Wave riders Açores,eu as x vou surfar a onda de santa cruz, e reparei que a la um cartaz com um projecto! pareceu-me que vao fazer um porto!
    nao sei se consegues investigar mais sobre isso...porque eu ja apanhei ondas Muito Muito BOAS la...mesmo!
    era outro spot a ser destruido! :(

    ResponderEliminar
  6. Aqui esta!
    http://ww1.rtp.pt/acores/index.php?article=15752&visual=3&layout=10&tm=7
    parece que o projecto de st. cruz está suspenso! pelo menos por 1 ou 2 anos!
    mas aqui fica a noticia :)

    ResponderEliminar
  7. Caro Gonçalo, esse projecto em Santa Cruz foi o motivo que originou a criação deste blogue, e foi o primeiro post feito no blogue em 1 de Maio de 2009 (Podes ver aqui: http://waveridersacores.blogspot.com/2009/05/onda-da-baia-de-santa-cruz-em-risco-de.html). Há cerca de 19 anos fiz os meus primeiros tubos em St.ª Cruz e por esse e muitos outros motivos aquela onda é muito especial, esperamos que também não seja destruida...
    Abraço e continuação de boas ondas

    Rui Cabral

    ResponderEliminar
  8. Peçam agora ajuda ao Rodrigo Herédia. Ele defende que WQS e eventos de surf com alta mediatização previnem com que o governo tome estas atitudes, autorizando obras deste tipo. Falem com ele, é a melhor pessoa que nos poderá ajudar.
    Mexam-se enquanto é tempo.

    Açores livre!

    ResponderEliminar
  9. desculpe entao Rui Cabral, eu nao sabia :X
    obrigado

    ResponderEliminar
  10. No Stress Gonçalo. Abraço e, claro boas ondas!

    ResponderEliminar
  11. Pois é meus amigos, começamos a ver o que resta de Rabo de Peixe por um canudo.O que poderia ter sido prevenido, agora vai ser remediado. O que é mau, será sempre mau!
    O porto é mau e pelos vistos continuará a ser, e ficar sem o resto das ondas (e muito boas por sinal)ainda é pior, pelo menos para nós surfistas.
    Não podemos dar o caso por encerrado, pois temos o exemplo de Peniche, em que o "Senhor Político" lá da zona disse à boca cheia que preferia ficar com as ondas em deterimento de um porto de águas profundas. Mas os politicos não são todos iguais!
    Peniche têm uma prova do WCT já à dois anos e Rabo de Peixe têm um porto de pesca à dez anos que serve de muito pouco, infelizmente!
    Na altura da construção do porto inicial as entidades com voto na matéria (Governo Regional dos Açores) foram alertadas para a falta de operacionalidade que o porto teria depois de pronto. Niguém quis ouvir os homens do mar. Agora vamos ver se "realmente querem" ouvir algém ou se é só conversa de político.
    Um abraço a todos e boas ondas.
    Sagão.

    ResponderEliminar
  12. Pessoal, a via diplomática, no meu entender e pela nossa experiência cá com a onda de Santa Catarina, é sempre a melhor via, se fosse possível organizar um grande evento aí com alguém internacional (tipo de ondas grandes no inverno)ou qq outra coisa.

    Nestas alturas é que o pessoal tem de se juntar nessa luta e esquecer diferenças pessoais. Tem de ser! Rabo de Peixe vale 300000000 vezes mais que isso, é um recurso! gerador de outros recursos!

    Folgo ver que esse espírito está presente aí e desejo-vos toda a garra e sorte.

    PS-os pescadores têm mesmo de estar do vosso lado! (ou melhor, os surfistas do lado deles)

    abraço

    ResponderEliminar

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.