terça-feira, 6 de julho de 2010

Diogo "Garoupa" Medeiros em entrevista

Foto: Diogo a "encaixar" para mais um tubo

Foto de Luís Cunha
É o jovem Açoriano que melhor se tem destacado no panorama nacional e regional do surf competitivo, fazendo já frente a riders com muitos mais anos de surf, como se tem vindo a verificar no actual circuito regional do Clube Naval de Ponta Delgada. O Diogo conta com uma grande margem de progressão para poder evoluir ainda mais o seu surf e, tem reunidas todas as condições para isso. Fiquem a conhecer um pouco melhor deste jovem talento açoriano.
Foto: Diogo a preparar "uma viagem no azul"
Foto de Carlos Duarte
1- Há quanto tempo fazes Surf?
Faço surf desde dos 9 anos de idade, há 7 anos, mas comecei a surfar a serio foi desde dos 13 anos.
2- Quem é que te incentivou para a prática do surf?
Foi principalmente o meu avô e o meu pai, porque a minha família esteve sempre ligada ao mar.
3- Quais foram os teus melhores resultados em competições?
Foi na 1ª etapa nacional de surf de esperanças 2010, fiquei em 3ª lugar e actualmente no ranking estou em 6ª lugar, as outras foram aqui nos Açores que foi na taça usba fui o melhor júnior(sub-16), na 2ª etapa dos inter amigos dos Mosteiros fiquei em 1ªlugar, 6ª etapa Assm 1ª lugar no final do ranking fiquei em 2ª lugar, e na 1ª etapa e 2ª etapa do Clube Naval De Ponta Delgada fiquei em 1ª lugar.
4- Quais os riders regionais, nacionais e internacionais que gostas mais de ver a surfar?
Regionais não tenho muitos, mas gosto de ver o Rigo, Brasa e o meu treinador Xolim, nacional gosto de ver João Guedes, Frederico Morais, Vasco Ribeiro, David Raimundo, Zé Ferreira e muito mais, internacionais gosto de ver o Gabriel Medina, Nicolau Von Rupp, John John Florence, Justin Mujica, Jordy Smith, Dane Reynolds e muitos outros.
5- Que pranchas usas (medidas e características)?
Nesse momento estou a usar uma 5´11 de largura tem 17 3/4 e de grossura tem 21/16 e tenho mais duas pranchas uma 5´8 e 6´10 para ondas grandes marca todas polen(Nuno Cardoso) e são todas quase da mesma largura e grossura porque o meu shaper e treinador acham o melhor para mim.
6- Quais a(s) manobra(s) que gostas mais de fazer?
Rasgadas com muito agua, Cut Backs, 360º, tubos e floaters.
7- Das novas manobras aéreas há alguma que andas a treinar ou a tentar fazer?
Por enquanto ando a treinar com o meu treinador e em free surf também, o aéreo.
8- Quem são os teus patrocinadores?
Por enquanto os meus patrocinadores são:Clube Naval De Ponta Delgada, Surf Shop Espaço Azul, Vans, Polen(Nuno Cardoso) e Demetz.
9 - Tens conseguido conciliar bem o surf com os estudos?
Agora estamos no Verão, mas sim, também tenho explicações...
10 -O que achas dos secret spots? devem ser revelados, ou partilhados apenas com os amigos?
No meu caso acho que devem ser revelados só com os meus amigos, mas mais cedo ou mais tarde vão ser descobertos por isso acho que não vale a pena esconder acho eu...
11- Tens algumas preocupações ecológicas com o meio ambiente? se sim quais?Sim tenho, não deitar lixo para o chão, quando encontro alguma coisa no chão quase sempre pego e vou meter no sitio certo no lixo, andar a pé e avisar as pessoas a não meter lixo para o chão.
12- Qual a tua música favorita para antes e depois do surf?
Tenho tantas, mas antes do surf são:Primal Secream, Pendulum, ladyhawk e depois para relaxar: Bob Marley, Matisyahu, e Patrice.

Foto: Diogo a treinar o seu reportório de manobras aéreas

Foto: Luís Cunha