quinta-feira, 29 de julho de 2010

COMUNICADO SOS SALVEM O SURF

"É importante notar que o SOS nunca terá força para tentar resolver problemas sem o empenho e a unanimidade dos surfistas e banhistas locais. Já desistiu de causas justas por os surfistas estarem divididos ou desinteressados. Por outro lado o SOS Salvem o Surf é uma associação não radical, que pretende preservar e potenciar o desenvolvimento do surf. Caso estas duas condições estejam satisfeitas, da unanimidade e da não radicalidade, o SOS fará tudo o que puder para ajudar os surfistas.
Neste caso o SOS Salvem o Surf foi, em parte, apanhado desprevenido, pois o nome e o logo do SOS foram utilizados sem nós sermos consultados. Assim pedíamos aos surfistas para, em ocorrências futuras, nos contactarem e consultarem previamente. Presentemente o SOS tem uma equipa de Hidráulica e uma equipa de Ambiente que são as melhores das nossas associações de surfistas, e que são de grande valor quando a praias do surf estão em perigo. Também tem uma imagem forte, com o seu logo muito apelativo, e uma experiência ímpar no salvamento de ondas.
O nosso contacto pode ser encontrado no site (em actualização) http://salvemosurf.org/sos/?page_id=13
Mas o SOS tem vindo a acompanhar a questão do Rabo de Peixe. O pico triangular do Rabo de Peixe situado no meio da Baía de Rabo de Peixeera a melhor onda de São Miguel, uma excelente escola para o surf power que caracteriza os surfistas das ilhas, um pico muito consistente que apresentava frequentemente ondas de 4m (em medidas surfistas) com uma boa parede tanto para a esquerda como para a direita. Ora esse pico já desapareceu há cerca de uma década com a construção do novo molhe do Porto de Pesca. Na altura, o interesse económico e social do porto de pesca sobrepôs-se ao valor do surf. Entretanto os pescadores continuaram insatisfeitos com o Porto que não correspondeu às expectativas dos mesmos. Ainda resta outra onda, a Esquerda da Polícia junto à arriba do lado Poente da baía, um point break de ondas grandes.
O SOS fará o que puder para apoiar o movimento de surfistas de Rabo de Peixe, http://waveridersacores.blogspot.com/ desde que, em parceria com o SOS, e salvaguardando as condições da unanimidade e a não radicalidade do movimento. Recordamos que o SOS tem sócios que pertencem às diversas associações de surfistas açorianos.
Assim, o SOS já está a preparar um relatório técnico, sendo o primeiro autor João Brilhante. Se tivermos energia suficiente neste período de férias, incluiremos possivelmente com os seguintes capítulos:
1- o surf no rabo de peixe (a - hidrodinâmica e b - sociedade)
2- melhorar a navegabilidade do porto
3- melhorar o surf e o porto

João Brilhante tem vindo a propor soluções para o Porto de Rabo de Peixe, melhorando a respectiva navegabilidade e também melhorando o surf. João Brilhante apresentou na última 7th International Surfing Reef Symposium 2010 na Austrália http://www.surfingramps.com.au/SurfingSymposium.htm uma palestra (em co-autoria com Nuno Cardoso e Pedro Bicudo) "Surf & Harbour Protection Reef, Mosteiros Azores", dedicada ao surf e à navegabilidade dos Mosteiros, também na Ilha de São Miguel.

O Sos Salvem o Surf"
Desde já o Wave Riders Açores lamenta qualquer transtorno causado pelo uso do logo SOS Salvem o Surf

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.