quarta-feira, 28 de julho de 2010

Comunicado da USBA


Ponta Delgada, 26 de Julho de 2010

COMUNICADO

Desportos de ondas na baía de Rabo de Peixe
Tendo tomado conhecimento da sessão publica de apresentação das obras de ampliação do Porto de Pescas de Rabo de Peixe, levada a cabo pelo Governo Regional dos Açores, com a presença de S. Exa. o Presidente do Governo e representantes da comunicada piscatória local, a Direcção da USBA – União de Surfistas e Bodyboardes dos Açores vem, por este meio, alertar a opinião pública e os agentes envolvidos para o facto da baía de Rabo de Peixe ser um dos mais importantes locais para a prática de desportos de ondas na Ilha de São Miguel e na Região.
Na zona poente da baía da Rabo de Peixe existe uma das mais importantes ondas da ilha de São Miguel, uma vez que se trata de um dos poucos locais da ilha que permite a pratica segura de desportos de ondas com ondulações superiores a três metros, o que faz deste local um dos mais importantes pontos na dinâmica dos locais próprios para a prática dos desportos de ondas na costa norte da ilha de São Miguel durante a época de inverno. Importa ainda lembrar que aquela que era considerada uma das melhores ondas dos Açores, a onda do centro da baía, foi já permanentemente destruída pelas obras da primeira ampliação daquela infra-estrutura portuária.
A USBA apoia e defende as justas reivindicações e aspirações da comunidade piscatória da Vila de Rabo de Peixe, bem como aplaude as intenções do Governo Regional em providenciar modernas e seguras condições de trabalho para os pescadores locais. No entanto, tendo em conta a importância cada vez maior que os desportos de ondas têm para o desenvolvimento socioeconómico das comunidades locais e da Região, quer pela prática saudável de actividade física quer como importante cartaz turístico, a USBA apela a todas as entidades envolvidas nesta questão que encontrem uma solução de equilíbrio que possa ir de encontro aos interesses dos envolvidos, mas que ao mesmo tempo possa salvaguardar os interesses ambientais e desportivos representados pelos praticantes de desportos de ondas dos Açores e daqueles que nos visitam. Gerando desenvolvimento mas protegendo também um importante património natural da região.
A Direcção da USBA

2 comentários:

  1. Mas que acções concretas pretende a USBA fazer? O comunicado em si nenhum efeito produz.

    ResponderEliminar
  2. Caro Jonas, poderás solicitar mais informações à própria USBA: contactos em www.usba.pt

    ResponderEliminar

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.