terça-feira, 13 de julho de 2010

Billabong Azores Islands Pro presented by Nissan


Estatuto Prime entregue pela primeira vez a uma prova portuguesa

O Billabong Azores Islands Pro presented by Nissan é uma das provas mais importantes do circuito mundial de surf e realiza-se nas ondas da Ribeira Grande, ilha de S. Miguel, nos Açores, entre os dias 10 e 15 de Agosto próximos.
Esta será a vigésima oitava etapa do circuito mundial de surf de qualificação deste ano – com seis estrelas de pontuação – mas apenas a quinta (de um total de nove) com o estatuto Prime.
Será assim a primeira prova alguma vez realizada em Portugal com este estatuto, atribuído pela Association of Surfing Professionals (ASP – a entidade que rege o surf profissional em todo o mundo), um atestado de qualidade ao evento e garantia de boas ondas para os surfistas, que muito nos deve encher de orgulho.
Com 145.000 dólares de prize-money e 6500 pontos para o ranking do vencedor, o Billabong Azores Islands Pro presented by Nissan 2010 será essencial para os melhores surfistas do mundo, uma vez que oferece uma pontuação extremamente atractiva numa época do ano essencial para a sua afirmação no ranking mundial.
Por isso, o Billabong Azores Islands Pro presented by Nissan 2010 contará com a presença de muito dos melhores surfistas do mundo, com destaque para os que competem do World Tour, a elite mundial.
Entre eles encontra-se Tiago “Saca” Pires (o primeiro e único português a conseguir entrar nesse restrito número de atletas), que em 2009, na primeira edição desta prova, terminou num fantástico terceiro lugar, referente à presença nas meias-finais.
Além de Tiago, competem também nesta etapa atletas como Chris Davidson, Patrick Gudauskas, Brett Simpson, Neco Padaratz, Ben Dunn, Michael Campbell, William Cardoso (campeão da edição de 2009), Heitor Alves, Raoni Monteiro, Chris Ward, Michael Picon, Jay Thompson, Aritz Aranburu, Josh Kerr (todos integrantes ou ex-integrantes do World Tour), ou os jovens prodígios Gabriel Medina, Alejo Muniz, Julian Wilson, Kai Barger e Maxime Huscenot, o campeão mundial Pro Junior em título, entre outros.
Para abrilhantar ainda mais o evento deste ano, o Billabong Azores Islands Pro presented by Nissan 2010 será também a sétima etapa (de nove, no total) do circuito mundial de surf feminino de qualificação, com seis estrelas de pontuação e 35.000 dólares de prize-money.
Uma vez que pode ser uma das últimas grandes oportunidades para as surfistas que correm o circuito de conseguirem pontos importantes, é esperada a presença de todas as melhores surfistas do mundo.
Atletas como Sally Fitzgibbons, Tyler Wright, Laura Enever, Jessi Miley-Dyer, Coco Ho, Alana Blanchard, Bethany Hamilton, Paige Hareb ou Courtney Conlogue lutarão pela vitória, mas também as portuguesas Francisca Pereira dos Santos, Joana Rocha, Carina Duarte ou Ana Sarmento, ao lado das francesas Lee-Ann Curren, Pauline Ado, Justine Dupont ou Cannelle Bulard, a representarem o “Velho Continente”.
“É com muito orgulho e prazer que, juntamente com a USBA, voltamos a trazer para as águas açoreanas uma etapa do circuito mundial de surf da ASP”, afirma Rodrigo Herédia, da organização. “Este ano a responsabildade é acrescida, pois para além da inclusão do surf feminino contamos com uma prova de estatuto máximo (Prime), o que traduz a qualidade e a excelência das ondas, bem como a importância deste arquipélago no panorama surfístico mundial. São atribuídas apenas dez licenças semelhantes no mundo, nomeadamente no Brasil, EUA, Canárias, Austrália, Hawaii e, agora, nos Açores.”
“Este evento desportivo conta com uma forte carga turística e vai ser e trazer uma ajuda importante ao crescimento da economia local, visto ajudar a combater a sazonalidade, uma vez que, posteriormente, os surfistas vão procurar as melhores ondas numa altura do ano em que o turismo é mais fraco (Outono, Inverno e Primavera),” conclui o responsável.
O Billabong Azores Islands Pro presented by Nissan é mais uma vez organizado pela DAAZ Eventos e pela USBA (União de Surfistas e Bodyboarders dos Açores), conta com o patrocínio do Turismo dos Açores, da Billabong e da Nissan Portugal, da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Sumol e TMN, contando ainda com os apoios da SATA, Ericeira Surf Shop, Dakine, RTP Açores, Visão, Antena 3, Record, Go-S.TV, Surf Portugal e Surf Total.
Não perca, entre 10 e 15 de Agosto deste ano, os melhores surfistas do mundo, novamente nas ondas açoreanas. Cá esperamos por si!
Para mais informações à imprensa, contactar:
Puro Feeling – www.purofeeling.com
purofeeling.comunicacao@gmail.com
963726223 917562978
Nota Informativa da União de Surfistas e Bodyboarders dos Açores

10 comentários:

  1. isto é mais Billabong s miguel Islands Pro ou Billabong heredia Islands Pro ou Billabong usba Islands Pro

    ResponderEliminar
  2. É bom que os wildcards sejam dados aos Açorianos se não que sentido tem isso tudo...Os lobbys dos tugas patrocinados por grandes marcas que fique guardado para o Continente. Aqui, na nossa terra não podemos ser esquecidos!

    ResponderEliminar
  3. Bem dito! e de preferência os mesmos 3 do ano passado.. força!

    ResponderEliminar
  4. Esse campeonato tem o patrocinio da Billabong, quase de certeza que deve ter um wildcard dum gajo qualquer que é patrocinado por essa marca!

    ResponderEliminar
  5. Wildcard para o Rui monis da ilha terceira!!!

    ResponderEliminar
  6. Acho que um Wildcard para o Aparício (da Terceira) ficava bem entregue e assim o campeonato tinha uma maior representatividade dos Açores e não só de micaelenses.

    ResponderEliminar
  7. Rui Moniz por ser o melhor surfista Terceirense ou Aparício que têm um bom nível competitivo! Ficavam bem! Acho que ia-mos ficar orgulhosos ;) Só na se esqueçam dos Terceirenses, Jorgenses...!

    ResponderEliminar
  8. ISTO É MAIS UM HEREDIA ISLAND PRO !!!!
    BEM DITO PRIMEIRO COMENTARIO. CUBANOS MANDEM SE PARA A SUA TERRA E DEIXEM NOS EM PAZ!!

    ResponderEliminar
  9. Somos uma região autónoma não precisamos de "estrangeiros" a organizar campeonatos cá. Vejam o exemplo do Sata Rally Açores que é sempre organizado pelo Grupo Desportivo Comercial, que é constituido por Açoreanos.

    ResponderEliminar
  10. De facto..cada vez mais me cheira a mim..e a todos nós que este evento em nada beneficia os locais( apesar de ser um evento super interessante na vertente do espectaculo)..tanto dinheiro dispendido para os "pros" ou " nao pros"..quem disse que é um herédia islands pro..bem..nao estará por certo muito longe da razão..este é repugnado pela maioria dos continentais..foi também corrido pelos nossos irmaos insulares madeirenses..e por fim será num curto período de tempo perceptivel aos açoreanos(micaelenses) que o menino está cá pa facturar apenas e só..Percebo até que o homem seja dono de algum conhecimento importante e que possa ter influencia junto das entidades responsáveis pela modalidade..mas o facto é que desde a realização do ano passado para agora..mesmo com o wqs, nacional de surf, nacional de bodyboard e alguns eventos regionais, os beneficios para os atletas locais, quer bodyboard,quer surf continuam praticamente iguais...zero. Gastam-se milhares nestes eventos..a maior fatia do bolo económico sai da região para o exterior..uma pequena parte é deixada na região através dos vários intervenientes turísticos...restaurantes..rent-a-cars, hoteis,residenciais, operadores e agentes turísticos. A despesa destes eventos acaba por ser sempre maior que os lucros dai provenientes. O unico lucro ...vai para o bolso de privados. Dito!

    ResponderEliminar

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.