quarta-feira, 26 de maio de 2010

Entrevista com o fotógrafo Ricardo Amaral

Foto: Ricardo Amaral a fotografar em "casa".

foto honestamente retirada dos nossos vizinhos Atomik BB


Ricardo Amaral é um jovem fotografo micaelense que se tem destacado no panorama nacional dos desportos de ondas, contando já com um portefólio considerável. Muitos dos seus melhores trabalhos têm merecido destaque em várias publicações nos meios de comunicação da especialidade, nomeadamente na revista Vert e em diversos sites e blogues. Fiquem a conhecer um pouco melhor do trabalho do Ricardo Amaral na entrevista que o WRA realizou:

WRA- Quando é que começaste a interessar-te pela fotografia, mais especificamente pela fotografia de desportos de ondas?

R.A.- Boas! Eu já praticava bodyboard à uns anos quando a fotografia também entrou na minha vida. Sempre gostei muito do mundo das artes e quando tive a minha primeira máquina fotográfica por volta dos 15 anos li, vi e pesquisei bastante. A associação aos desportos de ondas foi automática, pois ocupavam já um largo espectro da minha mente e queria recordar os momentos mágicos que nessa altura as ondas, amigos e bodyboard me proporcionavam. Depois as coisas foram evoluindo, até hoje.

WRA- Quais os spots que têm melhores condições, em termos de luminosidade, cor, etc., para as melhores fotos em Portugal?

R.A. - As minhas considerações em termos de luz não costumam coincidir muito com as dos restantes fotográfos. Sinto a luz como característica do local ou da onda, gosto de fotografar em todos os locais de boas ondas, seja os Areais ou Carcavelos. Se a ideia é procurar mar azulinho, bonito para publicações, a zona da Costa da Caparica, Ericeira com vento leste ou o Algarve parecem-me as mais garantidas.

WRA - Quais os riders que gostas mais de fotografar?

R.A. - Gosto de riders motivados e que tenham um bom nível. Além disso, se trabalharem para a fotografia e para o fotógrafo, perfeito. Felizmente em Portugal há um excelente nível dentro de água e consigo ver e registar excelentes momentos de um grande leque de riders em muitas praias do país. Contudo, é na minha terra e com os meus amigos que tenho um maior gozo!

WRA- Gostas mais de fotografar dentro ou fora de água?

R.A. -São opções distintas, o ideal é ter as duas disponíveis. Eu gosto bastante de estar dentro de água, mas não temos muitos spots que proporcionem frequentemente boas condições para este tipo de fotografia. Além disso, exige uma coordenação muito maior entre o rider e o fotógrafo e perde-se sempre grande parte da acção. Considero a fotografia fora de água o meu standart, na maioria dos spots que fotografo já sei bem o que procuro, mas há que inovar sempre.

WRA- Qual o material que usas no momento? (Máquina, lentes, tripé, Câmara estanque)
R.A.
- Canon 50D; Lentes 10, 50, 400mm; Caixa Estanque WS Waterhousings.

WRA - Um conselho para quem se quer iniciar no mundo da fotografia
R.A. Que saibam o que estão a fazer com a máquina na mão.

WRA- Uma mensagem para os leitores do Wave Riders Açores
R.A.
- Obrigado por lerem a entrevista.

Foto: Miguel Furtado a disfrutar de um bom tubo, captado pela lente de Ricardo Amaral

Foto honestamente retirada daqui

6 comentários:

  1. Está bem fixe a entrevista!! prabéns aos dois eheheh ;)

    ResponderEliminar
  2. Boa entrevista, vê-se que o homem tem tudo muito clarinho na cabeçinha e sabe o que anda a fazer!

    Venham ondas que ele estará por lá!

    Parabéns!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. parabéns pela entrevista.

    O Ricardo tem evoluído imenso, tem tudo para ser o melhor!

    abraço

    ResponderEliminar
  4. tu tás muit forte ricardoo!!! parabens my friend e parabens ao rui pela iniciativa é disso que precisamos!! ;)

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pela parte que me toca! Abraços e continuação de boas ondas a todos

    ResponderEliminar
  6. Parabéns aos dois, gostei muito de ler e agora e sempre a evoluir :D

    ResponderEliminar

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.