sábado, 17 de abril de 2010

História Cronológica do SUP nos Açores

São já diversos os riders Açorianos que aderiram ao Stand Up Paddle Surf. Em São Miguel penso que o pioneiro foi o Duarte e mais recentemente o Luís. Na Terceira, já vários riders aderiram ao SUP, como o Tito Pereira, Ticiano Moniz, penso que existem outros e noutras ilhas, mas desconheço. Se alguém tiver conhecimento de riders a fazer SUP, mesmo nas outras ilhas, seria interessante fazermos aqui, uma recolha desses dados, cronológicos se possível, pois serão factos que ficarão para a história do Wave Riding Açoriano, uma vez que o SUP é tão recente nas nossas ilhas, seria uma excelente oportunidade de fazermos esse registo. Assim sendo, quem tiver informações e quiser contribuir para esse registo cronológico, poderá enviar os factos para waveridersacores@gmail.com, ou deixar na caixa de comentários. Posteriormente será feito um "apanhado" com os dados enviados. Desde já agradeço a colaboração de todos.

Em baixo fica um vídeo de um Living legend a descer JAWS com a sua Stand Up Paddle Board

5 comentários:

  1. Pois, certamente deve haver muitos outros que já o fizeram nas suas pranchas de windsurf ou em férias.
    Uma coisa que penso não estar enganado é que devo ter sido o primeiro maluco a fazer 1 paddle board nos Açores. E a 2ª e penso que será ultima a sair das minhas mãos está "quase" a acabar. Aquilo dá mesmo mto trabalho. Tinha os blanks à cerca de 2/3 anos mas foi um trabalho que se foi fazendo com calma.

    abraço
    Tito

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Tito pela tua colaboração. Abraço e, continuação de bons shapes e boas ondas!

    ResponderEliminar
  3. O Primeiro a andar em prancha sup em S. Miguel foi o Duarte, depois em Maio do ano passado vi o pessoal no Hawai a partir tudo com aquilo experimentei lá um Laird 12' e passei-me. O meu só chegou em Setembro.
    Penso que a tendência é para crescer, dentro em breve chegam mais dois a S. Miguel. O Interessante nesta modalidade é adesão de praticantes de windsurf, portanto nos Açores não deverá ser diferente.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Luís pela tua colaboração. Uma vez que a modalidade está no início, acho que é importante ficarmos com estes registos!

    ResponderEliminar
  5. Devo só acrescentar, que esta modalidade abre portas a novos desafios. Desde que o SUP começou a aparecer no Thaithi ondas incriveis já têm sido surfadas por lá ao mesmo nível do que em surf ou bodyboard.
    Nos Açores penso que fazer sup na Maia ou em St. Catarina ainda está fora de questão, porque estas pranchas precisam de algum espaço á frente da onda, mas quem sabe um dia. No entanto outros picos podem ser explorados por aí. Mas para já o desafio está no uso regular do sup no surf diárion, nos spots do dia a dia e em qualquer condição de mar.
    Abraço
    Abraço.

    ResponderEliminar

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.