terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Açoreanos & Havaianos - Povo Irmão

Foto: Presença Açoreana no Havai

"No final do século 19 e princípios do século 20, deu-se o segundo grande movimento emigratório de Açorianos (O primeiro foi para o Brasil nos séculos 17 e 18), desta feita emigraram para o Reino do Hawaii, para o outro lado do Mundo, visto que na altura o Canal do Panamá ainda não estava aberto, sendo necessário para se atingir este arquipélago a partir dos Açores, passar pelo tenebroso cabo Horn, famoso pelas suas agitadas águas.
A emigração de Açorianos para as ilhas Sandwich (Designação do Havai naquele tempo), deu-se sobretudo devido à crise do comercio da laranja, que teve um declínio a partir de 1877. O flagelo e degradação deste comercio, que constituía sustento para muitas famílias açorianas da altura, "obrigou" a que muitos rumassem às ilhas do Havai. Sendo que o primeiro barco que partiu do porto de Ponta Delgada com destino a Honolulu, foi a barca Highflyer, de nacionalidade inglesa, que se encheu com 104 homens, 81 mulheres e 147 crianças açorianas, inaugurando assim o primeiro carregamento com emigrantes nossos para aquelas ilhas. Na altura entre Julho e Agosto de 1879 foram colocados diversos anúncios nos jornais diários de Ponta Delgada, a solicitar Trabalhadores Agrícolas para as Ilhas Sandwich.
Entre 1878 e 1888, dezassete navios transportaram 11 057 emigrantes dos arquipélagos dos Açores e da Madeira. Eram na sua maioria provenientes das ilhas da Madeira e de S. Miguel, mas também de outras ilhas dos Açores.
Os açorianos foram principalmente contratados para trabalharem nos campos de cana-de-açúcar em condições muito mais duras que aquelas que tinham na sua terra natal. Mas os açorianos e também os madeirenses, não desistiram, a pouco e pouco foram ganhando o respeito e admiração das comunidades locais e até mesmo de alguns dos seus patrões, como alias tem sido apanágio dos Açorianos, seja para que terra do mundo forem!
A presença portuguesa, e em particular a açoriana, no Hawaii é comprovada. Apesar de hoje praticamente não se falar português, os Rebelos, os Perestrelos, os Vieiros, Câmaras, Bettencourts, Silvas, Pracanas, Soares, Cardosos, Freitas, Lomelinos são facilmente detectáveis nas listas telefónicas de Oahu e de outras ilhas do Hawaii. A introdução do cavaquinho, o ukulele na designação local, promovido a instrumento nacional, é outra prova. A massa sovada dos Açores é conhecida como “sweet bread”, a sopa azeda é conhecida como “portuguese soup”, a malassada de S. Miguel ficou para sempre a malasada havaiana. As tradições do Espírito Santo continuam vivas (pão, carne e vinho em louvor do Divino) e há em Oahu três “Impérios do Espírito Santo”. Aos emigrantes ficou também a dever-se a arquitectura sólida das casas, então de madeira, pois os nossos lembraram aos naturais a utilização da pedra vulcânica na sua construção, bem como a plantação de flores em redor das mesmas.
Oriundos de diferentes freguesias dos Açores e da Madeira, os portugueses disseminaram-se por todas as ilhas havaianas e lentamente foram contribuindo para que uma nova génese de gente surgisse no espectro genealógico daquele arquipélago.
A mistura de raças e de etnias que se cruzaram no Havai são:
Portugueses (Açorianos e Madeirenses)
Ingleses
Irlandeses
Norte-Americanos
Japoneses
Chineses
Malaios
Havaianos"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.