segunda-feira, 9 de novembro de 2009

PRIMEIRO RECIFE ARTIFICIAL DA EUROPA

"Foi inaugurado na passada segunda-feira, 2 de Novembro, o primeiro recife artificial da Europa, localizado em Boscombe, Bournemouth, no Reino Unido.Após vários adiamentos devido a problemas técnicos e às condições do mar desfavoráveis, a Royal National Lifeboat Institution (RNLI) fez os testes a 1 de Novembro e no dia seguinte, com boas condições meteorológicas e de mar, oficializou-se a inauguração.O recife está localizado a 220 metros ao largo da costa tendo sido construído com 55 sacos gigantes de areia, que no total ocupam o espaço de um campo de futebol e que actuam como uma rampa gigante para as ondas.O engenho potencia a formação das ondas elevando-as e melhorando a sua formação que podem atingir os 50 metros de comprimento consoante o swell existente. Desta forma, irão existir mais dias de surf com ondas consistentes e de melhor qualidade para surfar. As ondas em Boscombe são geralmente pequenas e fracas e quebram perto da areia mas graças ao recife, quando a ondulação chegar, haverá muitas e boas ondas para os surfistas.Devido ao vento predominante em Boscombe, o engenho foi construído para formar direitas. Mas com a direcção de swell certa também poderão surgir esquerdas com 15 metros de comprimento. O recife irá ser observado pela Universidade de Plymouth que estudará a sua performance para avaliar se proporciona as condições esperadas para o surf.Entre os muitos benefícios da construção do recife artificial estão o aumento de surfistas neste local e a consequência positiva para o comércio e turismo, a protecção da faixa costeira, o aproveitamento para remodelar a zona da costa, o fomento da prática dos desportos de ondas e a nível da biodiversidade é um local onde há criação e alojamento de várias espécies marinhas.Recorde-se que no âmbito de um protocolo entre a Câmara Municipal de Cascais, o Instituto Superior Técnico, pela mão do Prof. Pedro Bicudo, e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, encontra-se em curso o estudo da viabilidade de implantação de um recife artificial para melhorar as condições para a prática do surf na praia de S. Pedro do Estoril."

Texto e foto: www.bbtotal.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.