terça-feira, 22 de setembro de 2009

Recifes Artificiais - Noite dos Investigadores

A Noite dos Investigadores 2009 é uma iniciativa que decorre em simultâneo em várias cidades europeias, a 25 de Setembro de 2009, com o objectivo de promover actividades que aproximem os cientistas e investigadores aos cidadãos europeus.
Na Região Açores, a actividade é organizada pelo Governo Regional dos Açores e o programa inclui a visita a 4 exposições, umas fotográficas outras interactivas ou conhecer as estrelas e planetas através da Observação de estrelas e do Planetário móvel. Para o público jovem existem Jogos Interactivos e Experiências Científicas tais como as sessões de laboratório “Fósseis perfumados”. Várias entidades dispõem de um espaço para divulgação como o “Cantinho Europeu”, “Genética”, “Vulcanologia” ou o das “Energias Renováveis”.
Em colaboração com a ASSM será, ainda, organizado um “Cantinho do Surf” e um “Café científico” às 21h30 com o Sr. Professor Pedro Bicudo, um investigador do Instituto Superior Técnico, de Lisboa, sobre o tema dos Recifes Artificiais. Todas as actividades vão decorrer, entre as 17h e as 24h do dia 25 de Setembro de 2009, no «Expolab», um espaço de divulgação científica, localizado no Concelho da Lagoa (ao lado do bar “Escape Livre).
Assim a ASSM tem o prazer de convidar todos os interessados, ou curiosos por esta matéria, a comparecer na 6ª feira no local indicado.

6 comentários:

  1. Enquanto uns enriquecem com fogos de artificio para se fazerem de herois com dinheiro fácil, outros continuam a lutar genuinamente pelo surf e pelo verdadeiro desenvolvimento da nossa terra. Sim senhor, Brilhante, a ASSM tem tido iniciativas de se tirar o chapéu!

    ResponderEliminar
  2. Preocupem-se masé em preservar as ondas que temos.. isso das ondas artificias é tirar a magia da natureza ao acto de apanhar ondas.. que tristeza! E essas etapas do regionais, ficaram esquecidas? Enfim! USBA POWER

    ResponderEliminar
  3. Deixem-se lá de bocas sem interesse e cultivem um clima de cooperação, que os interessados só terão a ganhar. É uma iniciativa interessante, do mesmo modo que outras que têm sido desenvolvidas pela USBA.

    ResponderEliminar
  4. Os recifes artificiais são algo bastante interessante, na realidade qualquer molhe de porto é um potencial recife artificial uma vez que cria um substrato para a fixação de larvas e algas.
    A questão dos recifes artificiais e das ondas, na minha opinião, é que estes devem ser tomados em conta quando é necessária a criação de obras costeiras para a protecção da costa. Em vez de um simples molhe, feio e altamente danoso em alguns casos para as ondas, poderiamos ter uma estrutura submersa onde a energia da onda dissiparia, e porque não, dar uma alta onda.
    Nessa situação sou favorável a considerar a criação de um recife, que dê ondas, cracas, lapas, algas e muito peixe.

    ResponderEliminar
  5. A formula :
    Recifes artificiais = biodiversidade + ondas Parece-me que reune todos os ingredientes para o sucesso. Com os devidos estudos de impacto ambiental,hidrografia entre outros necessários, poderá em alguns casos ser mesmo uma boa solução, que poderá ter influencia no turismo e em algumas actividades económicas da região. Portanto ficamos todos a ganhar.

    ResponderEliminar
  6. Sem dúvida, a questão dos recifes artificiais precisa ser levada a sério, não como solução "mágica" para todos os problemas que afectam as nossas costas e inevitavelmente algumas das nossas ondas, mas como alternativa a considerar.

    Quanto à cooperação, concordo plenamente que todas as associações e clubes só têm a ganhar com ela!

    Aloha e boas ondas

    ResponderEliminar

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.