sexta-feira, 29 de maio de 2009

Praia de São Roque com Nadadores Salvadores da A.S.S.M.


Foto - Os Nadadores Salvadores na praia de São Roque, desempenharam sempre um papel importante na vida das crianças e jovens da zona.

É de louvar a iniciativa da Associação de Surf de São Miguel (ASSM) com o projecto intitulado "Surf para Todos", como se pode ler, hoje, no Açoriano Oriental
Há projectos que vão muito além do surf. Quando numa comunidade existem muitos problemas sociais, em que muitas das famílias vivem em ambientes disfuncionais e destruturados, vamos ter com toda a certeza, crianças e jovens em risco, pois a família é o cerne da vida comunitária e é no meio desta que as crianças e os jovens criam as primeiras interacções sociais e recebem os primeiros modelos de normas, com os quais a sociedade se rege. A aceitação social nestas idades está relacionada com vários factores e a ausência desta aceitação social pode implicar vários tipos de desajustamento social e pessoal : isolamento, agressividade, desinteresse e abandono na escola, insucesso escolar, comportamento aditivo, doença mental, suicídio e delinquência (Matos et al, 1997). O surf poderá assim, desempenhar um modelo social de sucesso, constituindo-se como um meio fundamental para a aquisição de competências sociais e de um leque variado de experiências e vivências, para as crianças e jovens de uma determinada comunidade.

Rui Cabral

Bibliografia: Matos, M.; Silva, A.; Santinha A.; Alão, A.; Alves, J.; Sampaio, M.; Carvalho, S. (1997). Manual de Utilização – Programa de promoção da Competência Social. Lisboa: Programa de Promoção e Educação para a Saúde – Ministério da Educação.

1 comentário:

  1. GOSTEI DE VER E ÁXO KE DEVEM DAR MAIS APOIO AOS JOVENS PORKE REALMENTE PRESISÃO DEVEMOS AGRADESER ÃOS NADADORES . PRINSPALMENTE ÃO KE ISTÁ NA FOTE AO PÉ DA BERTINHA.

    ResponderEliminar

Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é permitido, excluindo,todos os comentários anónimos com linguagem inapropriada, considerada abusiva, que serão imediatamente apagados. Nas caixas de comentários abertas ao público disponibilizadas pelo Wave Riders Açores em www.waveridersacores.com. Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Wave Riders Açores não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.

As opiniões, informações, argumentações e linguagem utilizadas pelos comentadores desse espaço não refletem, de algum modo, a linha editorial ou o trabalho do Wave Riders Açores.

O Wave Riders Açores reserva-se o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários em www.waveridersacores.com para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei Portuguesa, nomeadamente injúrias, difamações, apelo à violência, desrespeito pelos símbolos nacionais, promoção do racismo, xenofobia e homofobia ou quaisquer outros.